Postado em em BlogsMarcos Vieira

Aprenda a lidar de maneira elegante com situações chatas e imprevistas do cotidiano.

O dia-a-dia nos coloca em situações que, com bom senso podemos contornar e conviver da melhor maneira possível com próximo e conosco mesmo.

Por Marcos Vieira

...Se esquece do aniversário da amiga

Com a nossa rotina atarefada, a melhor saída é falar a verdade. Ligue e diga que se esqueceu, mas que ela não será menos querida por isso. O cumprimento de feliz aniversário pode ser atrasado, mas continua sendo sincero. Após a ligação, envie flores com cartão de desculpas. Se a pessoa não entender, avalie se essa amizade vale realmente. Esquecimentos são comuns, ainda mais nos dias de hoje, com a vida tão atribulada. O aniversariante tem de entender!

 
...O pai de uma pessoa próxima morre

Preocupe-se apenas em estar ao lado dela para confortá-la. Não use frases feitas, mas dê um abraço apertado. Durante o luto, os amigos precisam mais do nosso colo do que de nossas palavras.

 
...Sua colega de serviço é despedida

Coloque-se à disposição para acionar toda a sua rede de conhecidos e ajudá-la a encontrar um novo emprego. Na hora do adeus, seja carinhosa e deseje sorte e sucesso. Se quiser, diga aquela velha frase que se encaixa muito bem nesses momentos: “Tenha certeza que uma porta não se fecha antes que outra se abra”.

 
...Alguém com mau cheiro

Sua proximidade com a pessoa é que vai sinalizar se você deve ou não dizer algo. Se for íntima, seja solidária e fale abertamente. O ser humano sofre de fadiga olfativa, ou seja, muitas vezes, não sente o cheiro do próprio corpo. Se não for próxima, procure alguém que seja para transmitir o recado. O mesmo vale para a alface grudada no dente. Em último caso, deixe um bilhete anônimo, escrito com sutileza.

 
...Tem de cobrar uma dívida

Não é você que deve se sentir incomodada. E sim, quem pediu a grana emprestada e não deu a menor satisfação de quando devolveria a grana. Em um momento a sós, seja bem sincera e diga algo como: “Você sabe que pode contar comigo, mas agora estou precisando daquele dinheiro. Quando poderá me pagar?”

 
...Uma colega repassa e-mails “corrente”

Responda a mensagem eletrônica dizendo que não tem tempo para ler essas correntes, infelizmente. Se nada mudar, a solução é engolir o sapo e deletar todos os e-mails. Quando ela perguntar se você gostou de alguma, reforce: “Não li porque não tenho tempo. Me desculpe”.

 
...Não quer opinar sobre o look dela

Se ela está péssima e você não quer falar, diga: “Minha opinião não importa. Quem deve gostar da novidade é você. Se está feliz, eu também estou”. Isso vale para roupa, penteado, etc...

 

...Sabe que um amigo está sendo traído

A melhor dica é não contar. Em problemas de amor, não devemos nos intrometer. Afinal, nunca se sabe do que um coração apaixonado é capaz. Portanto, finja-se de cega e evite aceitar convites para lugares onde o casal esteja presente. Em último caso, revele o caso. Mas jamais em tom de fofoca!

Usando o seu bom senso, é possível escapar de certas situações e ainda poder encontrar soluções para alguns problemas.

Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.