Postado em em NotíciasCultura

Escola Estadual Graciliano Ramos de Palmeira dos Índios na USP.

Por Redação

Graciliano Ramos na FEBRACE 2012

Pela primeira vez, a Escola Estadual Graciliano Ramos (EEGR) de Palmeira dos Índios apresenta finalistas para a 10.ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, que será realizada entre os dias 12 e 17 de março de 2012, no Campus da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se das estudantes Daniela Gomes Lisbôa da Silva, Quezia Georjiany Beltrão Araújo e Renicarla Silva dos Santos, realizadoras do projeto de pesquisa científica intitulado “Os lugares da memória de Palmeira dos Índios: um estudo histórico-imagético orientado pela leitura de Caetés, de Graciliano Ramos”.


Segundo os comitês de pré-avaliação e seleção do evento, o trabalho é “interessante, envolvendo leitura, pesquisa, reflexão que pode contribuir também para que os turistas e outros moradores e pesquisadores conheçam mais sobre a história da cidade”. Os avaliadores acrescentaram que “O projeto apresenta consistência (metodologia e referencial teórico) e elevada importância social.


Sob a orientação do professor Cosme Rogério Ferreira, as participantes terão a oportunidade de apresentar o projeto durante a Mostra de Finalistas da FEBRACE, junto aos melhores trabalhos submetidos por estudantes ou selecionados de mais de 50 mostras científicas de várias regiões do Brasil, concorrendo a diversos prêmios, além de poder, inclusive, representar o Brasil na International Science & Engineering Fair 2012 (Intel ISEF), em Pittsburgh, Pensilvania, nos EUA. Além das premiações, as finalistas terão a oportunidade de participar de diversas atividades, incluindo palestras, oficinas e visitas monitoradas a laboratórios, institutos e museus da USP.


No momento, a escola busca apoio para garantir a participação no evento, já que todas as despesas (transporte, hospedagem e alimentação) devem ser custeadas pelos próprios participantes.

Resumo da pesquisa

O trabalho resulta de um esforço de compreensão das relações entre a literatura e a fotografia na composição do conhecimento histórico. O objetivo foi analisar as imagens fotográficas, de distintas épocas, de alguns lugares evocados na obra Caetés, do escritor Graciliano Ramos, que tem como cenário a cidade de Palmeira dos Índios (AL), onde vivem as pesquisadoras. Com base nessa obra, utilizando-se uma combinação de diferentes métodos e técnicas de pesquisa (bibliográfica, documental, de campo), foram mapeados os lugares identificados na leitura, levantados os dados históricos sobre eles, e desenvolvida uma análise do material imagético selecionado, comparando as imagens que correspondem ao tempo da escrita do primeiro romance de Graciliano com imagens atualizadas dos referidos lugares. Como resultado, evidenciou-se alguns dos pontos que ajudam a reconstruir a memória palmeirense, fato que pode auxiliar o exercício de reflexão sobre as lógicas de pertencimento e os permanentes processos de construção identitária na cidade.


 

Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.